Dia do Terapeuta Ocupacional
O que faz este profissional?
Trata, previne, habilita e reabilitação pessoas de todas as idades que apresentam limitações ou incapacidades nas atividades do dia a dia
Segundo a descrição do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), o terapeuta ocupacional é um agente da saúde, "com formação acadêmica superior, capacitado para atuar em todos os níveis de atenção" à vida saudável. Ele auxilia no tratamento, prevenção, habilitação e reabilitação, de indivíduos de todas as idades, que apresentam dificuldades para fazer coisas comuns, de rotina, seja em atividades pessoais ou profissionais.
A pedagoga Aline Godoy, 34 anos, já fez acompanhamento com um terapeuta ocupacional. As sessões foram realizadas quando ela era adolescente, mas os resultados estão presentes até hoje, como ela conta:
"Os trabalhos feitos durante aquela época me trouxeram mais planejamento e estruturação que eu sinto até hoje. Acho que as ações aplicadas foram bem pensadas e por isso acredito que deu certo".
Em outras palavras o terapeuta de Aline avaliou o quadro e a partir dele montou um projeto terapêutico indicado para o caso. O fato de o atendimento ter sido fornecido por uma pessoa capacitada gerou as melhorias desenvolvidas pela jovem, que hoje diz se sentir mais à vontade e feliz psicologicamente e socialmente.
"Antes eu era muito ansiosa, queria estar na companhia de qualquer um, não importa quem fosse. De lá para cá isso mudou. Não me sinto desconfortável em estar sozinha, por exemplo. Consigo passar bem mais tempo comigo mesma sem me auto sabotar".