it-Dia Internacional da Mulher
A mulher hoje, prepondera em todas as nações, sendo que a maioria, lidera famílias, empresas, entidades, parlamento e Gestão de Países. É maioria, mas ainda há muito por que lutar. Lutar por um mundo mais justo e igualitário.
"As mulheres do mundo querem e merecem um futuro igual, livre de estigma, estereótipos e violência; um futuro sustentável, pacífico, com direitos e oportunidades iguais para todos. Para nos levar lá, o mundo precisa de mulheres em todas as mesas onde as decisões são tomadas." (ONU)
O Dia Internacional da Mulher é celebrado anualmente no dia 8 de março em todo o mundo. A data foi criada para homenagear as lutas e conquistas das mulheres ao longo da história, bem como para lembrar que ainda há muito a ser feito em termos de igualdade de gênero.
A origem do Dia Internacional da Mulher remonta ao final do século XIX e início do século XX, quando mulheres de vários países começaram a se mobilizar em busca de direitos políticos, econômicos e sociais. Em 1908, ocorreu uma grande manifestação em Nova York, nos Estados Unidos, que reuniu cerca de 15 mil mulheres que protestavam por melhores condições de trabalho e direito ao voto.
No ano seguinte, foi realizada a primeira conferência internacional sobre a mulher, em Copenhague, na Dinamarca. Nessa conferência, foi proposto que o dia 8 de março fosse reconhecido como o Dia Internacional da Mulher, em homenagem às mulheres que haviam morrido em um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York, em 25 de março de 1911.
Ao longo dos anos, o Dia Internacional da Mulher se tornou uma data de luta e reivindicação por igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres. Embora muitos avanços tenham sido conquistados ao longo das últimas décadas, ainda há muitos desafios a serem superados.
Um dos principais desafios enfrentados pelas mulheres atualmente é a violência de gênero. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), uma em cada três mulheres em todo o mundo já foi vítima de violência física ou sexual. Essa realidade é ainda mais alarmante em países em conflito ou em situações de crise humanitária, onde as mulheres são frequentemente alvo de violência sexual como arma de guerra.
Apesar dos desafios, as mulheres continuam a lutar por seus direitos e a fazer história em todos os campos da sociedade. Nas últimas décadas, as mulheres conquistaram importantes vitórias, como a igualdade de direitos civis, o direito ao voto e a possibilidade de ocupar cargos de liderança em empresas, instituições e parlamentares.
Hoje, as mulheres estão presentes em todas as áreas do conhecimento, da ciência e da cultura. Elas são astronautas, médicas, enfermeiras. artistas, empresárias, políticas e cientistas, entre outras profissões.
Hoje e sempre, realizamos todas as homenagens, afinal no universo aqui do nosso entorno, estamos cercados por mais de 70% de mulheres!
Salve 08 de Março, Dia Internacional da Mulher!