Proteção Emergencial aos Bebês Vulneráveis

18/02/2025

O Projeto de Proteção Emergencial aos Bebês Vulneráveis - FNS/CNBB tem como objetivo atender aos bebês em situação de vulnerabilidade, de partos  realizados na Maternidade do Hospital Regional de São José.

E prevê a doação de até 120 Kits por mês contendo: 1 conjunto pagão canelado, 1 cueiro e 1 par de meias para cada criança nesta situação.

Os kits estão sendo disponibilizados aos setores da Maternidade do HRSJ (Quarto andar Ala B, UTI Neonatal e Centro Obstétrico) na quantidade de aproximadamente 30 por semana durante o período de novembro/2024 a Junho/2025.

Estes itens foram adquiridos com recursos do FNS/CNBB e da AAMHOR para doação dentro da Maternidade do HRSJ.

  • As equipes de enfermagem nos setores ligados à Maternidade (Quarto andar Ala B, UTI Neonatal e Centro Obstétrico), ou o serviço social identificam os casos de recém-nascidos carentes no HRSJ e fazem a entrega dos Kits para as mães das crianças necessitadas. Estes Kits são disponibilizados previamente pelas voluntárias da AAMHOR e organizados nos armários dos respectivos setores que são repostos semanalmente.

  • As voluntárias que atuam na equipe do projeto passam nos setores da maternidade semanalmente ou mais vezes, caso necessário, e fazem a reposição das quantidades necessárias em cada setor. 

  • As voluntárias do projeto também ajudam na identificação das crianças necessitadas junto à equipe de enfermagem e serviço social (triagem), sempre que necessário e farão as orientações necessárias sobre o funcionamento do projeto. 

  • Sempre que possível contato com as mães, as voluntárias do projeto verificarão à satisfação das mães com as doações recebidas. 

Uma equipe de voluntárias confecciona as peças doadas, utilizando os recursos e equipamentos da AAMHOR. Estas mesmas voluntárias, ajustam roupas doadas, que são distribuidas gratuitamente para eventuais necessidades de pacientes de qualquer setor do HRSJ e do ICSC.

"Estamos imensamente felizes e gratos por este projeto grandioso, que está sendo viabilizado em grande parte pela CNBB. Esta parceria é um marco para nós, pois, embora já atuemos com outras entidades que nos auxiliam, agora conseguimos fortalecer ainda mais nossas ações, dando-lhes uma maior consistência. O kit, embora simples, representa um gesto de enorme valor para aqueles que têm tão pouco ou nada, como muitas das mães que nos procuram. Para elas, é um verdadeiro alívio e uma ação transformadora. Juntamente com a capacidade produtiva das nossas dedicadas voluntárias, estamos conseguindo fazer uma diferença real na vida destes nossos usuários. Quero expressar minha mais profunda gratidão à CNBB, aos nossos parceiros e, especialmente, às nossas incansáveis voluntárias, que tornam tudo isso possível." – destaca Romualdo Leone Tiezerin, Presidente da AAMHOR.